super diva *-*


Elizabeth Stamatina Fey nascida em 18 de maio de 1970 em Upper Darby, Pensilvânia subúrbio da Filadélfia, com mãe greco-americana e pai descendente de alemães e escocêses.

Tina Fey é casada com Jeff Richmond, um compositor do SNL, que agora trabalha em 30 rock. Ele é quem compõe toda a música do show, e também serve como um dos produtores.

Eles tiveram uma filha, Alice Zenobia Richmond que nasceu em 10 de setembro de 2005. Fey mora em Nova York com seu marido e sua filha.


Carreira

Antes de ser a criadora, roteirista, produtora-executiva e protagonista de "30 Rock", Tina Fey ficou conhecida pelas diversas temporadas em que atuou e foi roteirista no programa de humor "Saturday Night Live", além de fazer o papel de âncora da esquete "Weekend Update".

Tina Fey formou-se em Artes Dramáticas na Universidade da Virgínia, em 1992, e, em seguida, mudou-se do subúrbio da Filadélfia, onde nasceu, para a Califórnia, trabalhando durante o dia no YMCA e tendo aulas à noite com a companhia de teatro The Second City. Sua primeira atuação foi na peça "Paradigm Lost", em 1994. Em 1997, passou a escrever esquetes para o "Saturday Night Live" e, dois anos depois, Fey se tornou a primeira mulher roteirista-chefe do programa.


Ela passou a atuar no cinema, tanto como roteirista quanto como atriz, a partir de 2004, na comédia "Meninas Malvadas" ("Mean Girls"), aparecendo ao lado de Lindsay Lohan. O filme lhe rendeu uma nomeação ao Guild Awards por Melhor Adaptação de Roteiro. Atualmente, ela está trabalhando no filme "Baby Mama" junto com Amy Poehler.

Desde que passou a atuar atrás e na frente das câmeras, Tina Fey tem recebido bastante reconhecimento, tendo ganho um Emmy e dois Guild Awards, enquanto trabalhava em "Saturday Night Live", e levado cinco Emmy's pelo trabalho em "30 Rock" como Melhor Atriz e Melhor Roteirista de Comédia. Recebeu também 2 Globos de Ouro, 2 Gracie Allen Awards, 3 PGA Awards, 1 People's Choise Awards, 3 Screen Actors Guild Awards, 1 TCA Award e 5 WGA Award.

0 comentários:

Postar um comentário